quarta-feira, 31 de março de 2010

O CARVALHO - UMA LIÇÃO DA NATUREZA


(Isaías 6:13) - Porém ainda a décima parte ficará nela, e tornará a ser pastada; e como o carvalho, e como a azinheira, que depois de se desfolharem, ainda ficam firmes, assim a santa semente será a firmeza dela.

Todas as vezes que nos deparamos com problemas na vida observamos o quanto somos frágeis. Por outro lado, o Criador nos deixa lições interessantes em sua criação que, se observadas, muito podem nos ajudar a vencer as adversidades.

O carvalho é uma árvore usada pelos botânicos e pelos geólogos como um medidor de catástrofes naturais. É a árvore que mais absorve as conseqüências de temporais. Quanto mais temporais e tempestades o carvalho enfrenta, mais forte fica! Suas raízes naturalmente se aprofundam e seu caule se torna mais robusto, sendo quase impossível uma tempestade arrancá-lo do solo ou derrubá-lo. Pelo fato dela absorver as conseqüências das tempestades, a robusta árvore, às vezes, assume uma aparência disforme, como se realmente tivesse feito muita força. Para um carvalho cada temporal é mais um desafio a ser vencido e não uma ameaça.

Devemos tirar proveito das situações contrárias à nossa vida e ficar mais fortes, mais experimentados na fé, mas edificados. Somente com esta propensão é que conseguiremos praticar o que nos ensina a Palavra: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13). Se aprendermos a lição do carvalho seremos capazes de concordar com Davi: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum, porque tu estás comigo” (Salmos 23:4).

Se você estiver passando por problemas muito grandes, comporte-se como o carvalho. Certamente, será só mais uma tempestade que irá torná-lo ainda mais forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário