segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Como você pode vencer o pecado?

Muitos têm lutado com pecados que haviam se arrependido e para os quais já pediram perdão a Deus. Para entender o que está acontecendo, temos que entender o processo de superação bem-sucedida sobre nossos pecados.

Deus promete perdoar aqueles que se arrependem, confessarem seus pecados, e voltarem-se para uma vida de obediência. A maioria das pessoas só sentem a pena ou se arrependem quando são apanhados em seus pecados, mas isso não é suficiente. Temos também que exercer a vontade de parar de fazer o que está errado e se esforçar novamente para fazer o que é certo. 
O processo de conversão e de viver uma vida cristã em santidade exige trabalho.
Precisamos saber o que fizemos de ERRADO e o que Deus chama de CERTO ou JUSTO. 
Enquanto a maioria assumem que sabem estas questões, a maioria na verdade não sabe!
Quem  quer realmente a ajuda de Deus deve tornar-se informado sobre a Sua vontade.

O que acontece depois do arrependimento e do perdão de Deus? 
Por ainda vivermos neste mundo mal e ainda termos a natureza humana, vamos pecar novamente. 
O apóstolo Paulo falou abertamente de sua luta constante contra a natureza humana em Romanos 7:14-25.
A necessidade de lutar esta batalha não deve desencorajar-nos, pois, como Paulo traz à tona, podemos contar com a vitória por intermédio de Jesus Cristo.
"Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado. Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros. Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado." Romanos 7:14 a 25

Muitas pessoas não percebem que o perdão de Deus não remove nossa natureza humana, a tendência negativa em todas as pessoas é a de cometer pecado. 
Nossa natureza humana é um produto do pecado que cometemos no passado; e o efeito em nossas vidas dos pecados cometidos por outros como um resultado da influência de Satanás sobre o mundo inteiro.

Usando a força do Espírito Santo de Deus para lutar contra o negativo puxa-nos e ajuda-nos a desenvolver um caráter piedoso. 
Em termo de analogia (Fisioterapia), puxando contra a resistência é a única maneira para fortalecer o tecido dos nossos músculos. (Quando exercitamos padrões contra resistência (ex. exercícios, puxando peso), todos os músculos que fazem parte da sinergia contraem-se se forem capazes. O componente de rotação do padrão é a chave para uma resistência efetiva. A resistência correta para rotação fortalecerá o padrão como um todo). 

Por outro lado, os músculos atrofiam, tecidos enfraquecem, se eles não têm nenhum peso para puxar (contra a resistência). 
O espírito humano é semelhante aos musculos do corpo, é como uma luta para fazer o que é certo fortalece o caráter. 
Mas uma pessoa que nunca encontra lutas na vida vai ser fraco. 
Além disso, o fato de ter que fazer a batalha espiritual nos motiva a continuar em buscar a Deus e depender de Sua ajuda. 
Isso é saudável, para não ficar-mos orgulhosos e independentes. 

Quando pecamos mesmo como cristãos amadurecidos na fé, precisamos repetir o processo de arrependimento inicial: reconhecer o pecado diante de Deus e pedir Seu perdão Ele nos ajudará a mudar... (I João 1:8-10).
"Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós." I João 1: 8 a 10

Cristo inspirou Paulo a escrever: "Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus para destruir fortalezas, derrubando argumentos e toda altivez que se exalta contra o conhecimento de Deus, trazendo todo pensamento cativo à obediência de Cristo, e estando prontos para punir toda desobediência, quando sua obediência está cumprido "(II Coríntios 10: 4-6). Claro, que isso se refere à nossa própria luta interior.

Cristo está nos dizendo claramente que o campo de batalha em que ganhamos ou perdemos contra as tentações é o campo de batalha do pensamento é em nossa mente. Temos que aprender a reconhecer os pensamentos errados, se gerados por nossa própria natureza ou inseridos em nossas mentes através de qualquer um dos vários aspectos deste "mundo mal e perverso" (Gálatas 1:4).

Muitos acreditam que tudo que eles precisam fazer é entregar suas vidas a Cristo, esperando que Ele simplesmente assuma para eles. No entanto, isso está longe de ser o que a Bíblia ensina sobre a CONVERSÃO.

Concluindo:
Aqui estão quatro coisas simples, mas eficazes, que todos os cristãos precisam fazer a fim de serem capazes de superar tanto o mal (poder das trevas) bem como a natureza humana:

(1) Ore a Deus IMEDIATAMENTE quando você se encontrar tentado, antes de você realmente pecar.

(2) Ore regularmente a fim de manter um relacionamento com o Pai celestial nosso Eterno Deus.

(3) Estude a Bíblia todos os dias para aprender e ser lembrado da plena vontade de Deus.

(4) Medite muitas vezes, concentrando os seus pensamentos sobre um tema específico durante alguns minutos, se for possível pense em alguns erros e se imagine fazendo melhor para o Senhor.

“Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.” Hebreus 10:36

Deus abençoe a sua vida!
G.M.A. Deus Vive

Nenhum comentário:

Postar um comentário