sábado, 4 de abril de 2009

Presos suspeitos de participar de chacina que vitimou 6 pessoas em Curitiba

Policiais civis da Delegacia de Homicídios prenderam na noite de segunda-feira dois suspeitos de participar da chacina no bairro Xaxim, em Curitiba, que deixou seis mortos na terça-feira (7) da semana passada. James Willian Pereira, 21 anos, e Robert Michel Barreto de Oliveira, 19, confessaram o crime, com a participação de mais quatro homens, e afirmaram que a motivação seria dívida de drogas. Valdir Fagundes Pereira, 47, uma das vítimas, teria comprado 10 gramas de crack e não teria pago pela droga.

Segundo o delegado Hamilton da Paz, que comandou as investigações, os dois detidos fazem parte do grupo conhecido por "Comando Jardim Esmeralda", que lidera o tráfico de drogas na região do Xaxim. "Eles foram presos na região onde aconteceu a chacina e contaram detalhes para a polícia", afirma o delegado. James e Robert afirmaram que Valdir Fagundes Pereira devia dinheiro ao líder do grupo, identificado como Bruno José Stive, 22 anos, referente à compra de 10 gramas de crack.

De acordo com relato dos presos à polícia, eles se reuniram com três integrantes do grupo - André Luiz Rocha, 21 anos, Diego Felipe Ferreira Sena e um rapaz identificado apenas como "Tiago" - sob o comando de Bruno, para combinar a execução de Valdir. "Cada um ganharia R$ 1.500 de Bruno para cometer o crime. Mais que cobrar a dívida, Bruno queria impor a ‘disciplina’ no comércio das drogas na região, por isso, resolveu matar os seis", explica o delegado.

Crime

Naquela terça-feira (7), por volta das 18h, Diego teria ido até a casa onde ocorreria o crime, para monitorar o local. Depois se reuniu, por volta das 22h, com os outros cinco integrantes do grupo na Praça 1.º de Maio, na Vila São Pedro. De lá, todos foram até a casa de Valdir, no bairro Xaxim. "De acordo com o depoimento de James e Robert, eles e Tiago ficaram do lado de fora da casa, para evitar que alguém entrasse. Enquanto isso, André, Bruno e Diego invadiram o local, portando uma pistola 9 mm, uma ponto 380 e um revólver calibre 38, respectivamente, e executaram as seis pessoas que estavam no local", conta o delegado Hamilton da Paz.

Logo depois do crime, André teria fugido em uma moto que estava sendo dirigida por Robert e os demais homens, a pé. Eles teriam se encontrado novamente na Praça 1.º de Maio, onde se separaram.

James e Robert estão detidos na Delegacia de Homicídios e irão responder por homicídio e formação de quadrilha. As investigações da polícia continuam para encontrar os outros quatro homens que integram o grupo e participaram da chacina. André já tem passagem pela polícia por homicídio e Bruno além de ter sido fichado pelo mesmo crime, também é procurado pelo assassinato de seu primo, no último mês, na mesma região.

Mortes

As seis vítimas estavam em uma residência utilizada como ponto para o consumo de drogas na região. Foram executados, além de Valdir, Marcos Roberto Barbosa, 35 anos, Rafael Starium Machado, 24, Celso Juliano dos Reis, 33, Elizabete do Rocio Plahinsce da Silva, 43, e Jefferson Godoi Bueno, 35.

Nenhum comentário:

Postar um comentário