sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O QUE VEM A SER A SÃ DOUTRINA?

Coceira nos ouvidos


"É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia." Hebreus 6:4 a 6

"Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de falsos mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas." II Timóteo 4:3,4

Sã doutrina significa, literalmente, doutrina saudável; assim, aprender, ensinar e pregar a doutrina promove o bem-estar e a integridade dos cristãos. A mesma palavra usada em III João 2 para a saúde física é empregada nas cartas pastorais para a doutrina espiritualmente sadia (I Timóteo 4:13,16; 5:17; II Timóteo 1:13; 4:3; Tito 1:9,13; 2:1,7). Diante desses versículos, quem ousaria sugerir que a doutrina não é prática? Observe que algumas dessas passagens são dirigidas a Timóteo; mas também se aplicam de maneira especial a pastores e líderes (I Timóteo 4:13,16; Tito 2:1,7).

"O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres... para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos,... e apregoar o ano aceitável do Senhor" (Lucas 4.18-19).

Ele foi ungido para pregar. Com freqüência, quando estudamos a vida de Cristo nos evangelhos, permitimos que os milagres destaquem-se à nossa mente. Mesmo sendo tão ressaltados, é preciso lembrar que Jesus fez os milagres em meio a seu ministério de pregar e ensinar.

Quando as multidões clamaram por mais milagres, Ele disse aos seus discípulos: "Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de que eu pregue também ali, pois para isso é que eu vim" (Marcos 1:38). Deus teve apenas um Filho e tornou-O um Pregador.

"Prega a palavra!" foi a admoestação do apóstolo a Timóteo. "Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina" (II Timóteo 4.2). Esse mandamento, por si mesmo, é suficientemente forte para fazer que pastores se aprumem e percebam a grande ênfase colocada na pregação.

Hoje, ouvimos muito a respeito da irrelevância da pregação. O homem moderno (especialmente o que cresceu nas últimas 4 décadas) simplesmente não ficará quieto diante de tais atividades "tradicionais" da igreja. O que precisamos fazer, portanto, é dar-lhe o que ele quer: dramatização, dança, multimídia. Todos estes e outros métodos estão sendo trombeteados como os novos veículos da proclamação para a igreja de hoje.

Eles nos dizem que a pregação está fora de moda. Esperar que grandes grupos de pessoas se assentem nos bancos da igreja e ouçam um homem falar por meia hora ou mais não é apenas presunçoso, é tolice. Apesar disso, "aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação" [a mensagem pregada] (I Coríntios 1.21).

"Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas" (Atos 6.2).

A mensagem de Deus hoje é um escândalo para aqueles que sentem coceiras nos ouvidos, pois, não apenas ouvem que são pecadores (Romanos 3.23), que, morrendo em seus pecados, estão condenados para toda a eternidade (Romanos 6.23), ela ainda ofende o ser humano em seu orgulho, pois a salvação em Cristo Jesus é um dom da graça de Deus, e não por méritos humanos. (Efésios 2.8-9).

A avaliação de John Broadus, feita em 1870, permanece válida para estes anos finais do século XX: "Em cada época do cristianismo,  desde que João Batista atraiu multidões para o deserto, não tem havido grandes movimentos religiosos, nenhuma restauração da verdade das Escrituras, nenhuma renovação da piedade genuína, sem um novo poder na pregação, tanto como causa quanto como efeito".

"Pregar de forma simples não é pregar rudemente, nem indouta ou confusamente, mas pregar de maneira tão simples e perspicaz que o homem mais simples possa entender o que é ensinado, como se ouvisse ser chamado pelo próprio nome." Henry Smith

"Não há sermão que, sendo ouvido, não nos ponha mais perto do céu ou do inferno." John Preston


A Igreja deve buscar, viver e pregar a sã Doutrina. Oficiais, mestres e membros assumem um compromisso de obedecê-la, preservá-la e divulgá-la. 

O vocábulo “DOUTRINA” significa “ensino”. Na Bíblia se encontra a Doutrina de Cristo, comumente denominada de Doutrina Cristã.

Em resumo: a Doutrina é a própria Palavra de Deus.

SÃ DOUTRINA significa DOUTRINA SADIA ou BOA DOUTRINA.

Portanto, a Boa Doutrina de Cristo deve ser anunciada: “ide e ensinai” Mateus 28:18-20.

Como membros da Igreja do Senhor temos um compromisso: zelar pela Palavra de Cristo.

Por que é preciso zelar pela sã doutrina?

Porque:

1. Vem de Deus João 7:16; Atos 13:12 (não pertence a nenhuma escola do pensamento humano. É instrução divina).

2. É Palavra inspirada pelo Espírito Santo II Pedro 1:20,21.

3. Favorece uma vida piedosa I Timóteo 6:3-5; Tito 1:1 (uma vida religiosa que vem de um coração comprometido com Cristo).

4. Capacita a uma vida de santidade I Timóteo 1:9-11; Tito 2:12 (a doutrina tem poder para destruir as tentações e dar rumo à vida).

5. Estabelece a comunhão com o Pai e com o Filho I João 1:3; II João 9 (a verdadeira comunhão espiritual tem como base a doutrina).

6. Não expõe o evangelho à blasfêmia I Timóteo 6:1 (o bom testemunho nos relacionamentos é um motivo para glorificarmos a Deus e valorizarmos a doutrina).

Os cristãos devem ser do mesmo parecer I Coríntios 13:11 (ter uma só doutrina). A verdadeira comunhão está na obediência à doutrina.

É grande a responsabilidade dos que assumem liderança entre o povo de Deus. É preciso conhecimento e fidelidade à Palavra de Deus.


Portanto, os que ensinam a Palavra e lideram o povo de Deus devem:

1. Alimentar-se dela  I Timóteo 4:6

2. Devem priorizá-la  I Timóteo 4:13,16

3. Chegar-se a ela de todo o coração  II Coríntios 2:17;Tito 2:7

4. Apegar-se decididamente  Tito 1.9; II Timóteo 1:13;

5. Perseverar na doutrina  I Timóteo 4:16; Atos 2:42

6. Ensinar o que é do interesse da doutrina  Tito 2:1

7. Deve fundamentar o que diz por meio da doutrina I Coríntios 14:6

8. Devem obedecê-la de todo coração Romanos 6:17

9. Devem ter cuidado de sua vida e da doutrina  I Timóteo 4:16

A Doutrina de Cristo não é pura teoria para ser plantada só na mente, é para ser aplicada também no coração e nas atividades da vida.

Há algo mais na doutrina cristã:

1. É embelezada pelo bom testemunho Tito 2:10

2. O conhecimento da sã doutrina dá discernimento espiritual  João 7:17

3. Deve ser estudada, para saber se aquele que ensina, fala segundo a doutrina Atos 17:11.

Nem todos os que estão na comunidade cristã aceitam a boa doutrina. Há os que a rejeitam na mente, no coração, na vida diária e publicamente. Sempre a falsa doutrina atende a outros interesses do coração humano. Jesus disse que nos últimos tempos viriam os falsos mestres. Entende-se que falsos mestres ensinam a falsa doutrina


O que a Escritura diz sobre tais pessoas que procedem assim?

1. São orgulhosas I Timóteo 6:3,4a

2. Ignorantes (nada entendem da Palavra de Deus) I Timóteo 6:4b

3. Apreciam discutir  (discutem por amor à discussão, não pela verdade) I Timóteo 6:4c (Discutem para se distraírem e tentarem tirar de sobre si a responsabilidade).

4. Não se deve perder tempo com tais pessoas II João 10

5. Devem ser evitadas Romanos 16:17

Atenção! Os cristãos devem estudar a doutrina para estarem  preparados, porque no final dos tempos surgirão homens que não suportarão a sã doutrina. II Timóteo 4:3,4 (quer dizer: rejeitarão à Palavra e introduzirão ensinos humanos – vãs filosofias)

O cristão deve velar para não ultrapassar o que está escrito I Coríntios 4:6; Apocalipse 22:18-19.

Não deve se deixar envolver por doutrinas várias Hebreus 13:9

Saudações!
DEUS abençoe a todos Ministério Deus Vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário